O que faz um Profissional em Moda?

sábado, maio 09, 2015

Faz mais de 2 anos que escrevi um post com dicas para quem pensa em entrar no curso de Design de Moda, mas continua sendo uma das minhas publicações com mais engajamento, interesse, dúvidas entre outras coisas para as leitoras da página. 
Recebo emails constantes com perguntas a respeito e resolvi juntar essas perguntinhas para responder vocês com a MINHA visão e experiência.


Uma das perguntas que me fazem com frequência é em relação ao mercado de trabalho e em que um Designer de Moda pode atuar. Pois há várias categorias e profissões que se destacam no ramo e são as mais desejadas pelas pessoas que sonham em fazer o curso, mas tem muitas outras coisas que em que se pode trabalhar. A questão salarial é outra bem procurada pelas leitoras.

O QUE APRENDE NO CURSO

Bom, claro que cada instituição possui uma grade diferente e você precisa ver ela antes de fazer a matrícula. Mas você vê muitas coisas como por exemplo, HISTÓRIA DA INDUMENTÁRIA, MARCAS E BRANDING, PLANEJAMENTO DE COLEÇÃO, GESTÃO DE EMPRESA, MODELAGEM...

Lá você aprende a desenhar, ou pelo menos as técnicas necessárias para então chegar a um estilo próprio. Tive que fazer muuuuuito desenho de observação e perspectiva antes de começar a desenhar croquis. 

No meu curso não teve aula de corte e costura, precisei fazer fora da faculdade um curso básico de costura pra pelo menos economizar na hora de fazer os trabalhos HAHAHAH porque gastei demais com costureira ao longo desses 4 anos.

Aprendi a organizar uma produção para editoriais de moda e toda a burocracia necessária para fotografar em ambientes fechados, além de contratos de uso de imagem e pesquisa para o roteiro de fotos. Mas isso é algo bem complicado de se colocar em prática, viu? Normalmente os fotógrafos já possuem uma linha e estilo para as fotos então por fim acaba meio complicado (de início) você impor suas ideias. Normal...

Também estudei MARKETING no curso de Design mas coisa bem básica, tanto que depois acabei fazendo uma especialização na área. E o mínimo você aprende na faculdade sim, dá pra tirar um bom proveito do que é ensinado em aula.

O QUE UM DESIGNER DE MODA PODE FAZER


Um profissional em Design de Moda pode fazer bastante coisa, o complicado mesmo é o mercado de trabalho em determinadas regiões. E é sempre bom pesquisar antes, se sua cidade tem suporte para este profissional ou terá que mudar de cidade e começar do zero. Apesar de ser bem tentador mudar para uma cidade maior que a sua, a realidade pode ser um pouco dura... na sua cidade você já conhece as pessoas, tem um contato maior com pessoas dos mesmos interesses e isso já é parte do caminho andado. 

Eis alguns dos trabalhos que o Designer de Moda pode fazer:
  • Criar uma marca/grife própria
  • Trabalhar como Modelista (Manual ou digital)
  • Ser figurinista de TV 
  • Produtor de Moda em editoriais ou comerciais
  • Criar e desenvolver estampas para tecido
  • Criar coleções de moda para empresas
  • Gerenciar uma empresa de moda
  • Atuar como estilista 
  • Organizar desfiles
  • Personal stylist (Essa área necessita curso extra curricular)
  • Consultoria de Imagem (Necessita curso extra curricular)

Em todas as profissões o NETWORKING é muito importante, mas digo por experiência que nessa área o NETWORKING é TUDO! Esse meio é um pouco fechado para pessoas novas no mercado, é complicado começar a trabalhar em um lugar dos sonhos e ganhar aquela grana que você imaginou que todo o "glamour" poderia te proporcionar. Você vai ter que batalhar bastante, mas quando chegar onde deseja será a maior recompensa da sua vida!


É importante lembrar também que esse "universo" não é só glamour de passarela. O que vemos na TV, nas revistas é o RESULTADO de MUITO trabalho e esforço. Coleções levam cerca de 6 meses para ser finalizadas para aparecer por 10 minutos em um desfile. 

  1. O profissional da área não apenas cria roupas, é preciso pensar em "N" itens antes de iniciar um projeto ou coleção. Há um estudo sobre o público alvo, sobre a temática, os costumes, a cultura, o melhor tecido para aquela faixa etária, as numerações corretas para cada tipo de modelo de roupa... 
  2. É essencial que se "faça o próprio nome" desde o início da faculdade, há muitas pessoas que fazem as mesmas coisas que as outras. Por isso é importante se deixar ser visto e tentar fazer o melhor para se destacar dos demais.

Há bastante coisa a se fazer por trás e cabe a você decidir o quanto ama tudo isso para vestir a camisa e seguir em frente, lutando para chegar ao sucesso esperado.
E não vou mentir pra vocês, é um caminho e tanto a se percorrer não será fácil, mas quando se faz de coração aberto e coloca toda sua paixão naquilo que se faz... o final pouco importa, o caminho acaba sendo o mais interessante!

Qualquer dúvida é só me mandar email ou deixar a pergunta nos comentários.
gavetafeminina.blog@gmail.com
Beijos,

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *