7 curiosidades sobre o mundo da moda

quarta-feira, maio 20, 2015

O mundo da moda é cheio de histórias e curiosidades e existem diversas coisas que não sabemos ao certo por que ou de onde surgiram.

Muitas delas podem ser explicadas pela cultura do passado, contextos históricos e acontecimentos marcantes.

Aqui estão listados 7 curiosidades sobre o tema:

1. COMO SURGIU O BRECHÓ?


Todo mundo sabe que brechó é aquele lugar em que se compra e vende roupas, sapatos e até objetos usados. Esse nome é dado graças à um comerciante chamado "Belchior".

O comerciante vendia e comprava roupas usadas em um local chamado “Casa de Belchior“, no Rio de Janeiro, no final do século XIX e foi o primeiro negócio desse tipo no Brasil.

2. BOTÕES


O botão existe desde 3000 anos antes de Cristo, os primeiros eram feitos de osso e metal. Hoje em dia existe uma variedade de tamanhos, modelos, cores e estilos.

3. COMO SURGIRAM OS SAPATOS


Há mais de 5.000 anos, os egípcios inventaram as primeiras peças para proteger os pés, que foram as sandálias.
Ao longo dos séculos, vieram os sapatos, mas só em meados de 1.850 que começou uma distinção visível entre os pés direito e esquerdo.

4. O PRIMEIRO JEANS


Em 1847, o alemão Levi Strauss chegou aos Estados Unidos levando um tecido grosso e escuro, perfeito para fazer tendas. Logo descobriu que os garimpeiros precisavam de uma roupa resistente, capaz de encarar montanhas, lama e terra batida. Strauss pegou seu tecido e fez uma “peça” diferente, usando como molde a calça de um marinheiro. 
Três anos depois, em 1850, nasceu o primeiro jeans. Em 1856, ele inaugurou sua primeira fábrica, a Levi Strauss & Co. 

5. COMO SURGIU O NOME "BIKINI"

Em Junho de 1946, os Estados Unidos inauguraram os testes nucleares em tempo de paz, ao lançar uma bomba atômica sobre o Atol de Bikini, no Pacífico. 
Os preparativos para a explosão despertaram grande interesse em toda parte. Por esse motivo, o estilista francês Louis Réard aproveitou o nome do Atol de Bikini para batizar sua mais recente e ousada criação: um escassíssimo maiô de duas peças, tão ousada que as modelos profissionais se recusaram a vestir a novidade para a apresentação. 

6. MULHER DE CALÇA


A primeira mulher a aparecer publicamente de calças foi a atriz alemã "Marlene Dietrich", nos anos 20. Até então, eram poucas que ousavam utilizar calças na frente de toda a sociedade.

7. SIGNIFICADO DOS ANÉIS DE COMPROMISSO


O anel de casamento é usado no dedo anelar esquerdo porque, na Idade Média, acreditava-se que havia uma veia que ligava o dedo anelar ao coração. Já o buquê é segurado na posição do ventre como símbolo de fertilidade.

Este post é uma contribuição do Buscapé para o Blog Gaveta Feminina

You Might Also Like

3 comentários

  1. Que demais esse post, o primeiro Jeans eu já sabia, agora as outras curiosidades não
    adorei o post

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  2. Curiosidades interessantes!!!

    www.helenabranquinho.com

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *