Mudança de cidade e timidez

domingo, setembro 20, 2015

Tenho um problema com pautas pro blog pois muitas pessoas acham que se trata de uma página somente de moda e quando vêem que não é sobre roupas, quase não param pra ler. Mas eu tenho uma novidade para você, caro leitor (a). Adivinha! Isso mesmo.
Gavetas normalmente são cheias de coisas, quase tudo junto e misturado. Essa sempre foi a minha proposta, falar sobre temas variados desde moda a coisinhas do cotidiano e dia desses cheguei a conclusão de que preciso escrever mais sobre experiências reais. Pois bem, lá vamos nós lindx...

Em Fevereiro de 2015 eu saí da minha cidade natal pra vir morar na capital do Paraná. Eu sou Iguaçuense natural de Foz do Iguaçu e atualmente estou morando em Curitiba. (Eu sei que já falei isso, mas não custa nada ressaltar este fato antes de falar sobre o tema de hoje.)

Sempre tive dificuldade pra fazer amizades, mesmo sendo sagitariana (sou mística ok, me julguem). Então no início me adaptar foi um pouco difícil, vim pra cá sem conhecer ninguém, nada além de conhecidos dos quais eu não tinha muita intimidade.

Toda mudança requer um tempo para adaptação e nesse caso não foi e (não está sendo) diferente. O processo é longo e por mais que vá se desenrolando aos poucos, no início não será como ter os amigos que você tem na cidade em que viveu há tanto tempo. É o "nascer" de novo e mostrar que existe.


A timidez é um problema que tem solução, eu aprendi a controlar conforme eu fui "crescendo"... a gente passa a entender que ser tímido muitas vezes só nos faz perder. 
Aqui na cidade, eu resolvi fazer coisas que não costumava fazer antes, dar uma volta sozinha, ir a algum bar tomar uma cerveja e ver o movimento. E posso falar? Foi uma experiência nova pra mim e achei ótimo! Conheci pessoas assim... aconteceu naturalmente na rua, na balada, na mesa do bar...

E já que estamos falando de mudança; Aqui as pessoas são bem diferentes de Foz, mesmo eu estando no meu Estado é super perceptível que não é muito igual ao que eu estava acostumada.
A cidade não é tão quente como Foz do Iguaçu, então já começa aí: As pessoas se vestem de modo diferente, de manhã faz frio, a tarde faz calor e a noite chove. É bem imprevisível e tal... o estilo de vida é bem mais agitado, o trânsito, o ar, a arquitetura, os lugares, as comidas, tudo!

Foi engraçado andar de chinelo Havaianas e shortinho na minha primeira semana em Curitiba, as pessoas estranharam e de longe podiam ver que eu não era daqui. Sei lá, tava acostumada a ir para o mercado toda desarrumada, de chinelão, cara amassada, aqui já há uma preocupação maior com esses detalhes (pelo o que eu vi no centro)
Mas você acostuma, lógico. Se bem que ainda desço de pantufa na padaria, de moletom furado e cabelo sem pentear. Isso pra mim é liberdade! Sério, é o momento em que eu deixo as "regras" guardadas no apartamento e posso me despreocupar a respeito da aparência ou estilo. Que cá entre nós, cansa viver sempre em função disso.


Bom, porque eu estou falando tudo isso? Porque mudanças são saudáveis, necessárias e fazem parte de um ciclo em nossa vida. Não adianta fugir do novo, o passado um dia foi novidade, o presente já já será passado e você só aprende com ele, não é verdade?

Lidar com timidez não é fácil, mas não é impossível. A gente pode ser tímido mas não pode deixar que isso nos trave a vida, que nos bloqueie. É muito importante ser espontâneo e se dar ao luxo de ser quem se é realmente, ninguém pode ir contra isso. Confiança gera mais confiança e por assim dizer, mais felicidade. 
Se você se aceita as pessoas te aceitarão. Seja onde você nasceu, na cidade da sua avó, na sua cidade atual ou em qualquer lugar do mundo.

Mudar de cidade pode ser traumático até o momento em que você parar e refletir que essa mudança vai te acrescentar algo. Seus amigos do outro lado do País, não vão deixar de ser seus amigos.
Mantenho contato constantemente com os meus por Whatsapp e redes sociais. Mando mensagens de coisas que me faz lembrar deles, fazemos planos e assim mantemos nossa presença constante, não estamos longe, estamos juntos.


Como consideração final, declaro que sempre gostei, mas que hoje eu amo essa cidade, adoro tudo o que ela me oferece e ainda tem a oferecer. O bom dia do porteiro, o céu nublado na segunda-feira, o guarda-chuva que carrego todos os dias, a pressa nas ruas, as luzes a noite, o leite quente, o cachorro quente com duas vinas.

Enfim, carrego comigo essa mudança que não muda quem eu sou, mas que soma em mim e não apaga o passado que pulsa presente.

Sempre. ♥

You Might Also Like

2 comentários

  1. Que lindo texto, bateu forte pois me identifiquei muito com o tema. Eu já fiz algumas mudanças de cidade. Saí de Foz, pra ir pra Santa Maria, depois Porto Alegre e por fim voltei pra Foz. E passei por todas essas coisas e sim, tive que lidar muito com essa coisa das descobertas, vencer a timidez pra lidar com a nova cidade .. e assim como você tive surpresas deliciosas com as novas moradas. Mas nada me afetou tanto .. mais que isso, nada me impactou e surpreendeu (negativamente) tanto quanto meu retorno pra Foz .. eu achava que eu não teria que passar por tudo isso de novo. Achei que era um retorno pra um "lugar-comum"... mas não foi assim. É mais uma mudança. E porque não encarei assim, não me preparei, me decepcionei e sofri talvez muito mais. Agora, já com 5 anos e meio que voltei, é que posso dizer que estou aprendendo a me redescobrir nessa cidade e a ser feliz. Não é fácil, pois só agora percebo o qnto é difícil expandir os laços de amizade aqui. E quanto mais "velha" a gente fica, mais difícil ainda é esse processo. Mas a gente tem que reconhecer nossas limitações e por a cara no vento pra tentar vencer isso mesmo. Mas enfim, bola par frente. Bjs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, é bem isso mesmo... não importa a mudança, sempre será uma nova jornada.
      Fico feliz que tenha se identificado, isso mostra que não estamos sozinhas nessa!
      Nada melhor que viver um dia de cada vez e ir aprendendo a superar esses "obstáculos" né?

      Obrigada pela visita e comentário ♥
      Beijos!!

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *