Coisas que você precisa saber sobre a Faculdade de Moda

terça-feira, setembro 22, 2015

Não raro eu recebo emails de leitoras com perguntas sobre a faculdade de moda ou pedidos de dicas para quem quer fazer moda
Pensei em fazer um vídeo respondendo algumas dúvidas mas resolvi não esperar muito (eu demoro pra gravar, tenho preguiça e onde moro tem muito barulho! É horrível, sorry.) e escrever aqui.

Diferente da postagem de 2012 em que dei algumas dicas para quem quer fazer o curso, hoje vou falar a respeito de coisas que devemos ter consciência a respeito da profissão.

Quando escolhi cursar Design de Moda, eu tinha vários sonhos. Um deles era o que a maioria deseja antes de se matricular: Ser estilista! 
Eu nunca fui muito de estudar, mea culpa! Sempre gostei de inventar coisas e desde criança pensava em ser famosa e ter uma marca de roupas pois eu tinha c-e-r-t-e-z-a que era isso o que eu queria, não tinha como dar errado.


Finalmente abriu o curso na minha cidade, bem no ano em que me formei no Ensino Médio. Só podia ser o destino, né? Eu precisava muito fazer o curso.
Fui contra a vontade da minha mãe que é uma visionária, sério. Mas não me importava o que ela pensasse, afinal ERA O MEU SONHO.

Achei que ia conhecer um monte de gente diferente, super "descolada" com muitas ideias, FARREAR MUITO, ficar nas primeiras filas dos desfiles, ficar amiga do Karl Lagerfeld, criar uma grife, ganhar rios de DINHEIRO$, TUDO O QUE SEMPRE QUIS apenas desenhando, criando, sendo FELIZ DA VIDA... 

MAS SAIBA QUE:

• Você vai entrar na faculdade de moda pensando uma coisa muito "teenage dream" e isso é perfeitamente normal, mas não se engane com esse "conto de fadas" que é a moda. É importante saber que a competição nesse meio é MONSTRUOSA, quase maligna.

• Você  vai madrugar fazendo trabalhos. Se você preza um soninho da beleza, se prepare pra virar a noite pois os trabalhos/provas nem sempre são apenas um teste com pergunta e resposta. Tem que colocar a mão na massa! E muitas das vezes os prazos são bem curtos.

• Você vai ter que ler muito. E eu não estou falando de ler VOGUE, ELLE, BAZAAR (Isso também mas...) estou falando de livros de história, de artes, arquitetura. Assistir jornal, estar informada com tudo o que está acontecendo no mundo. O motivo é bem simples: Você não apenas reproduz o que já existe, mas você reconstrói e representa fatos através do conhecimento do comportamento e evolução da sociedade.

• Você vai enlouquecer algumas vezes. Toda faculdade faz isso com a gente! É tipo um requisito obrigatório presente em todos os cursos. O que quero dizer é que, não é por ser "curso de moda" que vai ser moleza.

• Você provavelmente terá que lidar com matemática. Eu também fiquei muito revoltada com isso, pois eu não sou boa em exatas. Aliás, sou uma negação... mas no curso você vai estudar Gestão de Mercado. Eu odiava, mas consegui encarar então SE EU CONSEGUI você também consegue.

• Você vai entrar no mercado de trabalho e muito provavelmente não terá retorno financeiro! O que quero dizer é que será necessário começar bem de baixo. Como auxiliar da assistente do estagiário, sabe? Estou exagerando óbvio, mas é por aí que começa.

• Você vai aprender e descobrir que gosta de coisas que nem imagina. Sim, tem coisas boas a respeito do tema. A área abrange taaaaaaaaanta coisa, que você vai se ver curtindo algo que mal sabia existir. Vai pegar gosto pelo trabalho e vai passar a se dedicar muito a isso.

• Você vai entender que o trabalho de um produtor de moda não é nada glamuroso, é sofrido pra caramba e muito exaustivo! Mas no final, é extremamente satisfatório e divertido!

• Você vai aprender a respeitar mais as diferentes culturas, sim. Porque antes da faculdade de moda, provavelmente você não entendia o porque de certas coisas existirem, como por exemplo os "turbantes". Ele não é um acessório fashion, ele surgiu por uma necessidade e você vai passar a entender o que significa e vai valorizar mais.

• Você vai chegar no TCC quase uma morta-viva. mas depois que terminar todo o seu projeto, vai querer voltar e fazer novamente. É uma sensação maravilhosa de realização da qual sentirá MUITA saudade.

• Você precisa saber que, arrumar um trabalho BOM na área de moda tem 50% de chances de dar certo por indicação de alguém confiável pela empresa. Outros 30% de você não arrumar nada que realmente queira e 20% de chances de conseguir sozinho. Mas esse é bem difícil, infelizmente...


Outra coisa que você precisa saber sobre a profissão de moda, é que, essa jornada é muito longa. Muito mesmo! E que desanimar é normal, até eu me desanimei... não me tornei AINDA a grande profissional que gostaria de ser quando fui para o meu primeiro dia de aula na faculdade.
Mas isso não significa que eu ou você não sejamos bons ou não tenhamos paixão o suficiente pra isso.

Estamos vivenciando um período de dificuldades na economia do nosso país e isso não pode deixar que afete nossos objetivos.
Não importa o tempo que leve até isso acontecer...
Siga em frente sempre de cabeça erguida e chegará onde quer!


You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *