Minha visão sobre Bullying

quarta-feira, outubro 17, 2012

Hoje eu resolvi fazer um post um pouco diferente dos que costumo fazer por aqui, pensei em falar sobre um assunto que tem sido muito discutido em todos os meios. O Bullying, através da minha visão e minha opinião sobre o assunto. Resolvi fazer este post por uma matéria que li ontem e me entristeceu bastante.
É muito fácil a gente falar sobre, questionar, julgar ou sentir pena ao ouvir uma história de alguém que sofreu com bullying ou tirou a vida por causa das pressões psicológicas feitas pelos bullies. Mas poucas pessoas sabem como realmente é ou admitem que pelo menos uma vez na vida já praticou o ato, já foi vítima ou já fez algo que comprometesse o psicológico ou a moral de alguém.


Assim como há pessoas que acreditam que brincadeiras fazem parte do convívio social (e realmente faz, mas com suas limitações), seja entre amigos, colegas ou familiares, há pessoas que vêem essas "brincadeiras" de uma outra forma. Algumas, passam dos limites e de uma simples piadinha entre amigos sobre a cor nova do cabelo da colega ou pelo tropeço da professora na escada, acabam levando essa forma de chamar a atenção como uma rotina e tornando a ofensa pública. (Repare que quem pratica bullying com alguém é sempre do pessoal "popular"). A verdade é que as pessoas querem ser como os bullies, pois se sentem superiores ao ofender alguém, o que influencia outros a ofenderem pessoas, eles acabam usando isso como uma forma de se destacar e serem reconhecidos pelo grupo, o que é uma vergonha! 
Falo isso com a visão de alguém que já passou por isso e sabe como alguém que sofre bullying se sente. Talvez não na mesma intensidade, ou pelos mesmos motivos. Mas cada um tem o seu jeito de ver e encarar os seus problemas. 



Para quem vivencia é muito mais que isso, não é só uma piadinha entre amigos. Até porque, na maioria dos casos o bullie não é seu amigo, é uma pessoa bem distante disso, que nunca trocou uma palavra com você, não conhece suas fraquezas, seus medos, seus problemas familiares, sua vida... mas se sente no direito de "mexer" com quem está quieto para se divertir e divertir os outros. É a velha forma de gente estúpida querer chamar a atenção e ter "poder" socialmente.


Mas a vida continua e as pessoas acabam tendo as consequências de seus atos. As pessoas mudam, constantemente! Pode ser pra melhor ou pior, então jamais julgue alguém ou zombe de alguém sem a certeza do seu futuro, ou seja, nunca. A vida pode te mostrar um caminho diferente, e de pessoa que compartilha ofensas você pode se tornar o ofendido, ou talvez a vida te faça pagar de outra forma.
Fico pensando, o que será necessário para as pessoas perceberem os seus limites? brincadeira é uma coisa, perseguição, ofensas e desprezo é outra. 



De certa forma, muita gente já sofreu bullying uma vez na vida ou foi alvo de alguma ofensa na escola, no trabalho, no convívio familiar ou na rua e se abalou muito, se você já passou por um momento desses e não se sentiu bem, quem lhe dá o direito de agir do mesmo modo com alguém? Cabe a cada um saber lidar com isso e fazer algo para mudar essa perversidade. Acho sinceramente que mesmo com toda essa mídia em cima e toda essa luta contra o bullying, vai ser algo muito difícil de eliminar. Mas não impossível, se as pessoas passarem a agir com o coração e amar mais uns aos outros. Até mesmo seus inimigos, não gosta da pessoa? Não precisa ofender ou feri-la emocionalmente para que ela saiba, evite conflitos, evite que mais uma pessoa sofra com esse mal.
PROPAGUE O AMOR.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *