A vida depois da faculdade - PARTE I

sábado, novembro 15, 2014

Oi gente, tudo bem? Estava pensando em uma pauta pra escrever aqui no blog e achei interessante abordar um assunto que muitas pessoas tem dúvidas. "Como será a vida profissional depois que terminar a faculdade?". Vou dividir esse tema em partes pra que eu possa falar melhor sobre as fases dessa importante etapa da nossa vida!


Eu sou formada desde 2013 em Design de Moda, estou fazendo pós graduação e não pretendo parar por aí! Mas uma das minhas grandes preocupações ao concluir a faculdade era: Será que vou conseguir trabalho na minha área aqui na cidade ou terei que ir embora? A verdade é que quando decidi entrar para o curso a minha meta era não morar em Foz do Iguaçu, eu já tinha um pouco de consciência sobre a escassez de oportunidades para atuar nesse ramo. Digo, Foz é uma cidade razoavelmente grande mas não é um "pólo da moda" como Cianorte por exemplo, ou uma cidade cercada de referências de moda. Mas só quando comecei a minha busca por trabalho é que entendi que, pouco adianta tentar iniciar carreira já de cima. 
Infelizmente a realidade é essa: o mercado está aberto às pessoas com experiência, porém ninguém pensa que para isso, é necessário uma primeira portinha aberta para se ter a oportunidade de experiência. Irônico né? 
O importante é buscar por trabalho antes mesmo de terminar a faculdade, muita gente se ilude ao pensar que a área é cheia de glamour e que ao se formar já abrirá uma marca e será famoso. Claro que há exceções mas pode ter certeza que esses começaram desde o início a plantar a "semente" do trabalho árduo até então fazer seu nome brilhar e obter sucesso, é a consequência de dar duro naquilo que deseja. Palmas à essas pessoas! 

Eu trabalhei em muita coisa enquanto estava cursando Design, muitas vezes de graça só pra ter a tal experiência no curriculum. Não importava o que eu tivesse que fazer, desde que eu tivesse contato com alguma pequena coisa de moda. E todos foram muito importantes!!
Hoje, depois de 1 ano de formada estou atuando - na minha cidade - (Oras, eu tenho 24 anos! tenho tempo pra chegar aonde quero. Não tenho pressa! Antes, quero aprender tudo o que preciso né? UM PASSO DE CADA VEZ.) em chão de fábrica como designer de estampas. Adoro o que faço, mas sou ambiciosa e sonho alto! Também tenho consciência de que tudo na vida é um degrau para crescer. Acho válido começar devagar pra pegar impulso ao invés de sair atropelando tudo e se frustrar no final.  
Já fiz trabalhos de consultoria, vestidos sob medida e uma das coisas que adoro fazer é criar. Por isso fico tão feliz quando vejo minhas estampas tomarem vida nas roupas. Você pode conhecer um pouquinho sobre mim e sobre o meu trabalho no meu portfólio. Vou adorar sua visita por lá! 
Bom, esse post foi um resumão sobre algumas coisas que aprendi nesse período em relação aos trabalhos e a expectativa de uma - nova vida após a graduação - em breve eu escrevo por aqui com uns tópicos e mais detalhes.
Ah!! se quiserem saber um pouco mais sobre a faculdade de moda, fiz um post com algumas dicas para quem quer iniciar o curso. Vale a pena dar uma lida.

E se tiverem alguma pergunta específica/dúvida/curiosidade pode deixar nos comentários ou me enviar por e-mail que responderei em um post no blog!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *