Respeite seus defeitos

domingo, fevereiro 07, 2016


Respeitar nossos defeitos parece tão fácil e bonito quando a gente escuta alguém dizer né? Mas será que é tão simples assim? Em uma postagem anterior, fiz uma lista de 10 coisas que aprendi sobre a vida e um dos itens era exatamente sobre isso, ser mais tolerante com nossas falhas e "defeitos".
É estranho falar que alguém tem algum defeito, afinal o que define um defeito em pessoas? Posso dizer que o sinal da televisão está com defeito pois os canais não funcionam muito bem, a imagem não está nítida ou o áudio está atrasado. Mas e em nós?

A verdade é que não há nada 100% correto pra todo mundo, o que pode ser visto como uma falha pra você, pra outra pessoa pode não ser. Por isso, nos cobrar demais por eles é um desgaste desnecessário. Ah... mas é fácil falar! Acontece que se não pararmos pra pensar a respeito, não chegará o momento de tomar uma iniciativa pra treinar essa atitude.

Já reparou como é fácil a gente apontar nossos "defeitos"? Porque se elogiar ou destacar qualidades é considerado algo egoísta/ narcisista? 
Não pratico isso sempre, mas tem dias que eu procuro expor meus pensamentos positivos a respeito de alguém, só pra alegrar o dia da pessoa. 
Essa manhã fui tomar café e a moça que me atendeu estava com uma carinha de cansada, muito provavelmente teve uma noite mal dormida e precisou pegar o ônibus cedo pra estar lá no trabalho.
Ela tinha cílios lindos, compridos e cheios. Era perceptível que ela gostava deles pois estava destacado com o rímel.
Fiquei olhando por um tempo, pensando em como eram bonitos. Resolvi dizer à ela.
A mudança do semblante foi instantânea, abriu um sorriso e me agradeceu toda orgulhosa mas com um tanto de vergonha.

Imagina que bacana se nós praticássemos isso diariamente com nós mesmos? Nos elogiar, nos respeitar como somos, fisicamente ou não, mesmo que alguém não aprove, mesmo que você ache que precisa melhorar em algo.
Ninguém é perfeito e muito menos acerta o tempo todo. Um dia você vai precisar respeitar esses defeitos pra que eles respeitem você. 
Respeitar nossos defeitos é aceitar que eles fazem parte do que somos, sem eles não seríamos os mesmos. Nossas falhas, nossos erros, são aprendizados para que a gente possa seguir a vida mais fortes.

E como dizia Clarice; "até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
Acho que é isso mesmo.

Ainda estou tentando entender um bocado de coisa sobre mim, sobre o mundo. 
Não espero saber ou compreender tudo, mas espero ter a capacidade de enxergar as coisas de um jeito menos complicado, mais feliz. 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *