Dicas para quem quer fazer faculdade de moda.

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Gente, essa semana perguntei na página do brógui e no facebook pessoal o que gostariam de ver como matéria aqui. Uma das sugestões foi para dar algumas dicas para quem quer fazer faculdade de moda. Posts assim tem vários por aí, massss eu sou uma pessoa muito amável e por não ser a primeira pessoa que me faz perguntas sobre o curso, farei um post bem lindo para vocês respondendo as dúvidas mais frequentes.

1# O que eu preciso para fazer moda?
Olha, acho que um dos itens principais para começar o curso é certeza de que é isso mesmo o que você quer. Infelizmente nós que fazemos moda ainda sofremos alguns pré conceitos, do tipo que acreditam que quem faz o curso só fica desenhando, falando de roupas ou que moda é futilidade. Coisa muito, mas muito errada. Estudamos muito pra isso, estudamos história da arte, sustentabilidade, história da indústria têxtil, nos matamos fazendo modelagem, cortando papel craft, tecido, costurando as vezes até à mão haha. E passamos madrugadas de sufoco por ter milhões de trabalhos MANUAIS para fazer. Criar coleções para um público específico que muitas vezes não faz parte do seu perfil e ainda agradar esse "cliente". A gente acaba aprendendo a fazer as coisas não só do nosso gosto, e acho isso muito importante pra vida. E todos os trabalhos são bem complexos e exigem bastante criatividade. E não é - ainda - um curso muito valorizado por quem está do lado de fora, e para encarar tudo isso.. acredito que é necessário muito amor pelo o que se faz e força de vontade!

2# Todas as faculdades de moda são iguais?
Há diversas faculdades com "conceitos" diferentes. Por exemplo, há cursos que são mais voltados a indústria têxtil, outras para o estilismo, outras para criação ou modelagem. A faculdade que faço eu acredito ser mais voltada a criação. Você pode pesquisar ou analisar isso vendo a grade curricular do curso na faculdade que você escolheu. 

3# Vou ter dificuldade para arrumar emprego?
Muita gente fica com receio de fazer o curso por motivos até meio "engraçados" como por exemplo, ser pobre ou não arrumar emprego facilmente depois que se formar. Mas, esses são riscos que pode acontecer em TODOS os cursos. Depende apenas de você. Se você é bom naquilo que faz e principalmente faz com amor, não tem motivo para ter medo. 

4# É preciso saber desenhar ou costurar para fazer o curso?
E ao contrário do que as pessoas pensam, você não precisa já saber desenhar ou costurar pra entrar na faculdade. São coisas que você vai desenvolver durante o tempo em que estiver estudando. Claro que já saber, dá uma graaaaande ajuda mas não é algo tipo "obrigatório". 

5# Pra ser jornalista de moda, é necessário fazer o curso de DESIGN DE MODA?
Não! Para ser jornalista de moda não é necessário fazer curso de Design de Moda. No caso o mais indicado é fazer um curso de jornalismo e então uma especialização. Anteriormente eu disse que não era necessário e que conheci muitas pessoas que começaram com blogs e acabei sendo mal interpretada provavelmente por estudantes de jornalismo. O que é uma pena, pois nenhum dos comentários foram de boa fé  (possuíam até ofensas) e não entenderam de fato o que eu realmente quis dizer. Mas enfim, explicando novamente que: Se você quer ser Jornalista de Moda, acho melhor seguir para o curso de jornalismo. O Design de Moda é uma área bem diferente, portanto não necessária para quem gostaria de seguir a profissão de jornalista, mas claro que entender a fundo como funciona o desenvolvimento criativo, tecelagem, as confecções etc, pode ajudar quem quer ser jornalista de moda.

6# Quero fazer moda mas meus pais não deixam, o que fazer para convencê-los?
Eu passei por isso e acredito que muita gente também. Há uma certa carência de conhecimento no assunto o que deixa os pais apavorados, entra na mesma ideia do item #3. Não existe esforço sem sacrifícios. O sonho da minha mãe é que eu fizesse algo relacionado a tecnologia ou informática, mas é claro que nunca. Eu convenci ela mostrando que era boa nisso, que eu realmente gostava de fazer e mostrei todos os prós. Procurei várias matérias que falassem sobre a faculdade de moda e que eu podia sim me dar bem na área. Hoje ela me dá o maior apoio e morre de orgulho em dizer que tem uma filha que vai se formar Designer de Moda (esse ano!). Ó! 


EXXXTRA:
Essa matéria pode ser uma chave mestra pra quem ainda tem dúvidas sobre as profissões na área. Aqui tem até a média do salário de cada profissão. Bem legal. Trabalhar com moda dá dinheiro? Essa matéria é tão abençoada que ela convenceu o meu pai a me dar uma viagem de estudos. (vou na semana que vem e depois conto.) Mostre aí em casa também e quem sabe você já não começa ainda esse ano e com o apoio de todos da família? Vale a pena!

Bom, se tiverem mais alguma pergunta ou alguma dúvida é só me falar pelos comentários, por email ou minhas redes sociais. Eu respondo com o maior prazer! 
Espero que eu tenha ajudado algumas pessoas a esclarecer as ideias sobre o curso ou tenha confortado alguém apavorado aí haha. 
Beijas!!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

CONTATO

Nome

E-mail *

Mensagem *